segunda-feira, 23 de maio de 2011

Impressão rápida sobre estar sozinho.

"But you
You're not allowed
You're uninvited"

Estar só. Estar acompanhado. O verbo é transparente: estar não é constância.

Todos conhecemos aqueles exemplares que não suportam a idéia de ficar sozinho.

É idiotice levantar a bandeira de “nascemos sozinhos, morreremos sozinhos”. Como dizem (e mais madura, assino embaixo) a felicidade só é real se compartilhada. Mas ela precisa ser compartilhada no mesmo instante que é vivida?

Há alguns dias fui visitar uma amiga em casa. De lá, eu precisava ir direto ao teatro, para assistir a uma peça que outra amiga encenaria.

“Pobre moça!”, foi isso que senti quando disse que iria sozinha. O irmão dela não achava possível que um programa desses valesse fazer sozinho. E em tom de cavalheirismo, disse-me que se não tivesse isso ou aquilo para fazer, até iria comigo.

Por um milésimo de segundo, pensei “é...pobre de mim!”. Tentativa frustrada de auto-piedade! Não me senti miserável, desde que aprendi o que é estar sozinha.

Fui só não por falta de opção. Ninguém foi convidado. Eu me bastava.

Por mais de duas horas eu não falei, exceto um “obrigada” ou “com licença” para estranhos. Mas era dentro da minha cabeça que passavam os mais diversos assuntos, entre bobagens e sensações percebidas em condição de boca calada e olhos abertos.

No caminho, tomei chuva e vento gelado. Meu sapato, encharcado. Meu bom-humor, a água levou. O teatro? Não imaginava onde era. Andei uns 20 minutos sem saber que lugar estava, passando pelos mais diversos tipos de loucos e bêbados.

Ao fim da noite, uma recompensa: a única companhia da qual não posso fugir, mais uma vez me agradou.

4 comentários:

MC Esvamílson disse...

Falou tudo, Mr. Zumbano.

DanyiMarques disse...

Oi Ceci. Gostei do seu canto aqui!

Sou da seguinte opinião: se não é boa companhia para si mesmo, como ser uma boa companhia para outrem? Ah, que bobagem e tédio ter que fazer tudo com alguém...

Tenho o hábito de me curtir, de passear e conversar comigo mesma e, vou lhe dizer, cada dia mais descubro algo sobre mim, aprendo mais e me torno uma companhia melhor - seja para mim, seja para outrem.

Um beijo.

mary poppins disse...

Sorte sua estar sempre com você. Já eu, morro de saudades... Vamos nos encontrar logo?

Rafael disse...

Programas como teatro e cinema são vistos como ocasiões sociais, em que supostamente só se pode ir com companhia. Ir sozinho a esses lugares soa estranho, e os outros podem te olhar estranho. O que não significa que não pode ou não deve ser feito. É certo podar-se só por que as condições não são ideais? Não, pois é uma satisfação que ficaria devendo a si mesma. Você queria muito ir, e foi. Para uma mulher, é ainda mais difícil, mas você conseguiu. Foi uma vitória! Continue.